Ministério para Crianças do GOSJB ( Teresina-Piauí ): Missa com Crianças

domingo, 27 de março de 2011

Missa com Crianças

A paz do menino Jesus!

A Missa com Crianças da Igreja Matriz da Paróquia São João Evangelista é celebrada nos sábados às 17h, após a catequese. A seguir, apresentamos a Programação Geral de 2011 da Missa com Crianças organizada de acordo com a realidade da nossa comunidade.


A Coordenadora Geral da Missa com Crianças é Elizabeth Cardoso (também Coordenadora do Ministério para Crianças do GOSJB).
Em nossa comunidade, a Missa com Crianças envolve vários grupos: catequese, acólitos, ministros da eucaristia, dízimo, animação litúrgica, Ministério para Crianças do GOSJB.
Como se pode ver abaixo dessa imagem, é de responsabilidade do Ministério para Crianças do GOSJB o Comentário e a Homilia. Para isso, utilizamos diversos recursos audio-visuais para a maior atenção das crianças durante a Santa Missa: data-show com a sequência completa da Missa ou Celebração - cantos e respostas da assembleia; fantoches; dramatização; dinâmicas como objeto sobre a mesa...
Mas para isso, reunimo-nos e organizamos tudo antes. Ensaiamos também as músicas com as crianças que cantam e toca.
A Catequese fica responsável em preparar as crianças para ler direitinho a 1ª leitura (na Missa com Crianças, lê-se apenas uma leitura, de preferência a 1ª leitura), as orações dos fiéis (preces) e para segurar as cestinhas do ofertório até o momento da bênção das ofertas (Neste momento, pode-se preparar as crianças a realizarem a oferta, por exemplo, de rosas no mês de maio; de alguns objetos que recordam o mês vocacional (agosto), o mês da bíblía (setembro), o mês da missão (outubro)...
Os demais grupos organizam-se também de acordo com as suas atribuições.
Com a união desses grupos e do Padre Osório, do Frei Heleno e do Diácono Artur, as nossas crianças crescerão mais próximas do menino Jesus.

Que o menino Jesus nos abençoe a realizarmos com amor nossa missão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário