Ministério para Crianças do GOSJB ( Teresina-Piauí ): Eu e Minha casa serviremos o Senhor

sábado, 30 de maio de 2009

Eu e Minha casa serviremos o Senhor

Uma palavra para os evangelizadores

Esta palavra encontra-se em Josué 24, 1-28. E este foi o tema do Congressinho Arquidiocesano da RCC de Teresina, Piauí, no ano de 2008, realizado no mês de Setembro. Estivemos pensando em uma maneira de trabalharmos este tema: se sairia uma pregação, ou uma conversa com fantoches... que dinâmia utilizaríamos para que as crianças fixassem esta mensagem (?). Até que depois de orações, me pus a escrever uma pequena peça teatral. Quando resolvi escrever esta peça, me recordei de um grupo de Goiânia que há dez anos faz um trabalho maravilhoso de evangelização de crianças através de teatrinhos e músicas, a Turminha do Papai do Céu. Não há como negar: sou fã de carteirinha; assim como também confesso que ainda não me imaginava escrevendo peças infantis, e ainda mais, com conteúdo religioso. Depois que conheci o trabalho deste grupo, me abri muito para a dimensão das artes no trabalho de evangelização de crianças, como por exemplo, através de fantoches, teatro, música e dança. É, realmente, maravilhoso, o quanto Deus nos inspira, quando nos colocamos à disposição de um trabalho desses, e principalmente, quando não sabemos o que fazer. E devemos nos atentar para o fato de que um trabalho de evangelização, seja para crianças, jovens ou adultos, é como se você estivesse "dando um tiro no escuro", pois você não sabe o que, de fato, terá que fazer. E assim é o trabalho missionário. E assim é evangelizar criança: sempre com uma novidade inspirada pelo Santo Espírito, através das pequenas coisas do cotidiano que nós muitas vezes não reparamos, mas quando reparamos, nos damos conta de algo novo a utilizar no nosso trabalho.
Assim, gostaria de abrir, oficialmente, este bloguinho partilhando esta peça apresentada no Congressinho Arquidiocesano da RCC de Teresina, no ano de 2008.


Para as Crianças


Eu e minha casa serviremos o senhor

Menina: Ei, seu menino, o que é que você está fazendo?

Menino: Estou passando o pano neste chão para a passagem do "deus-vassoura".

Menina: Deus-o-quê?! Como é que ela é deus, se não fala nada e nem tem poder nenhum? Cruz-credo!

Menino: Não fale assim do deus-vassoura! Como é que ele não tem poder nenhum? Se ele é quem tem o poder de vasculhar os cantos da casa, ele é quem varre e tira toda poeira e deixa tudo brilhando!

Menina: Então, para quê passar esse pano, se a vassoutra tem todo esse "poder" de tirar a sujeira até dos cantos mais difíceis que o pano não alcança?

Menino: Aí é que está: ela tem esse poder, mas eu e o rodo devemos servir ao "deus-vassoura".

Menina: Xiii... acho que você precisa dar uma limpadinha nos seus olhinhos, ouvidinhos e principalmente no seu coraçãozinho, pois você parece que não escuta nada do que o catequista fala lá na Igreja. Sendo assim, vou te contar uma historinha. Fica limpe bem suas orelhinhas!

"Era uma vez, um homem chamado Josué, que depois de ter dado muito trabalho ao nosso Papai do Céu, uma vez resolveu O escutar e obedecer. Até que certo dia, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém e convidou os anciãos, os príncipes e os homens da lei a se apresentarem ao Senhor e disse a todos: 'Taré, pai de Abraão e de Nacor, sempre viveram do lado de lá do rio e serviram a deuses estranhos. Mas Eu tirei Abraão, vosso pai, da Mesopotâmia e trouxe a Canaã e multipliquei sua descendência como recompensa, e dei-lhe Isaac e a este dei Esaú e Jacó. E a Esaú dei o monte de Seir. Mas Jacó, com seus filhos, desceu ao Egito (oh, coitadito). Depois mandei Moisés a Aarão e castiguei o Egito com muitos milagres. Fiz vocês saírem com seus pais do Egito e vocês vieram ao mar e os egípcios perseguiram vocês com cavalos até o Mar Vermelho. E quando os filhos de Israel chamaram o Papai do Céu, Eu, abri o mar, para que vocês fugissem e fechei, para que eles não lhes pegassem. E querem mais? Pois bem: depois disso tudo, vos levei para a terra dos amorreus que moravam do lado de lá do Jordão. E quando eles pelejavam (pei, pei, pei, pei...) contra vocês, os entreguei nas vossas mãos. E Balac, que não era o Obama, o filho de Seifor, rei de Moab, foi do mesmo jeito (oh, coitado). Ainda mandaram chamar Balaam, filho de Beor, para vos amaldiçoar - aí é que foi "peor"... mas para eles... -, pois antes disso Eu vos abençoei e livrei todos, que atravessaram o Jordão e chegaram a Jericó. Mas lá, moravam outros povos que não ficaram muito felizes com a vossa chegada, e resolveram lutar contra vós. Primeiro, foram os amorreus (pei, pei, pei, pei...). Como estes não aguentaram, ou outros foram tentando. E vieram os fereseus, os cananeus, os heteus, e tantos outros... e Eu, fiz de vocês vencedores sobre todos eles e, na frente de vocês, lancei vespas e tirei do seu país os dois reis amorreus, e não com espadas ou lanças. E vos dei uma terra que vocês não trabalharam e cidades que vocês não construíram.'
Então, meu povo, vamos todos servir ao Senhor? Mas devemos ter o coração perfeito e muito sincero; e vocês devem se livrar dos falsos deuses e serivirem ao Senhor, porque EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR, O DEUS DE ISRAEL, O NOSSO PAPAI DO CÉU!"

Povo: "Mas Josué, longe de nós não servirmos o Papai do Céu, e voltarmos a servir outros deuses que nem sequer conhecemos. Se foi Ele quem nos libertou da escravidão no Egito..."

Josué: "Não! Mas de jeito nenhum! Vocês não podem servir ao Papai do Céu, porque Ele é um Deus Santo, Zelador e Forte... e não vai perdoar as maldades e os pecados de vocês e de seus pais."

Povo: "Mas seu Josué, não é será assim, pois serviremos ao Senhor, seu Deus, pode acreditar!"

Josué: Então, estamos combinados! Vou registrar tudinho na 'ata' do Papai do Céu e para não dizer que estou mentindo, vou colocar esta pedra bem aqui, como testemunha, pois ela ouviu tudo o que vocês disseram. Assim, não vão poder nem negar e nem mentir para o Senhor, nosso Deus."

Menino: "Nossa! Estou muito arrependido por ter ofendido tanto assim o Papai do Céu. Vou já na Igreja falar com o padre, para ver se Deus vai me perdoar por essa maldade que eu fiz."

Menina: "Vá, mas não se preoculpe, pois o nosso Deus é um Deus pleno de misericórdia, e vai, com certeza, te perdoar. Mas não volta nunca mais a fazer isto, viu, seu menino? Aproveite e leve essa vassoura, pois nós vamos ajudar na limpeza da Igreja, pois eu e minha casa servimos ao Senhor!"


Roteiro de Antunes Norberto.

Postado por Tio Antunes - Servo do MC - GOSJB.

Um comentário:

  1. Oi, tio Antunes!
    Muito bonito e legal o blog!!! Que Deus Paizinho lhe abençoe!!!
    Bjks!
    Tia Paula

    ResponderExcluir