Ministério para Crianças do GOSJB ( Teresina-Piauí ): Grupinho de Oração - Introdução ao Santo Terço

domingo, 27 de março de 2011

Grupinho de Oração - Introdução ao Santo Terço

A paz do menino Jesus!

As próximas pregações do Grupinho de Oração do Ministério para Crianças do GOSJB pretendem levar as crianças a entenderem os mistérios dolorosos, gloriosos, luminosos e gozosos. Para isso, buscamos explicar nesta quarta-feira, dia 16 de março, sobre o Santo Terço através da historinha de Nossa Senhora e os três pastorinhos contada pela tia Beth.

Antes disso, o tio Antunes fez um momento de oração com as crianças através da música Mãezinha do Céu para pedir a intercessão de Nossa Senhora a ensinar-nos a rezar.

1. Mãezinha do céu, eu não sei rezar,

eu só sei dizer que eu quero te amar.

Azul é teu manto, branco é teu véu.

Mãezinha eu quero te ver lá no céu (2x).

2. Mãezinha do céu, mãe do puro amor,

Jesus é teu filho, eu também o sou.

3. Mãezinha do céu vou te consagrar,

minha inocência guarda sem cessar.

A historinha é a seguinte:

Em Portugal, na cidade de Fátima, moravam três crianças que costumavam pastorear os rebanhos de suas famílias: Lúcia dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto. Francisco e Jacinta eram irmãos, e primos de Lúcia. Eles eram crianças comuns, com uma piedade corrente, sem nada que fizesse suspeitar os grandes planos de Deus a seu respeito.

Quando Nossa Senhora lhes apareceu pela primeira vez, a 13 de maio de 1917, Lúcia tinha 10 anos, Francisco completaria 9 anos e Jacinta tinha 7 anos.

As aparições de Nossa Senhora se deram habitualmente na Cova da Iria, numa propriedade do pai de Lúcia, situada a 2,5km de Fátima. A Mãe de Deus aparecia por volta do meio-dia, sobre uma azinheira de pouco mais de um metro de altura.

Por algum misterioso desígnio de Deus, as três crianças foram privilegiadas, mas desigualmente: as três viam Nossa Senhora, mas Francisco não A ouvia; Jacinta A via e ouvia, mas não lhe falava; Lúcia via e ouvia a Santíssima Virgem, e também falava com ela.

Os pastorinhos estavam, naquele dia 13, brincando de construir uma casinha de pedras em redor de uma moita quando, de repente, brilhou uma luz muito intensa.

Num primeiro momento pensaram que tinha sido um relâmpago, mas pouco depois avistaram, sobre uma azinheira, “uma Senhora, vestida toda de branco, mais brilhante que o Sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do Sol mais ardente”.

As crianças, surpreendidas, pararam bem perto da Senhora, dentro da luz que A envolvia. Nossa Senhora então deu início à seguinte conversação com Lúcia:

– Não tenhais medo. Eu não vos faço mal.

– De onde é Vossemecê?

– Sou do Céu.

– E que é que Vossemecê me quer?

– Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, no dia 13, a essa mesma hora. Depois vos direi Quem sou e o que quero. Depois, voltarei ainda aqui uma sétima vez.

[...]

A Senhora fez então um convite explícito aos pastorinhos:

– Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?

– Sim, queremos.

– Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto.

Nossa Senhora ainda acrescentou: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”. Depois, começou a Se elevar majestosamente pelos ares na direção do nascente, até que desapareceu.

A cada aparição de Nossa Senhora aumentava o número de pessoas no local e na hora habitual. A Mãe de Deus reforçava sempre o desejo de que elas rezassem o Terço todos os dias. Na sexta aparição, Lúcia teve três visões que recordavam os Mistérios gozosos, os dolorosos e os gloriosos do Santo Rosário.

(SANTOS, Armando Alexandre dos. A Mensagem de Fátima. São Paulo, 1999.)

Ao final, a tia Beth esclareceu algumas dúvidas das crianças sobre a diferença entre terço e rosário e sobre o que são mistérios:

O terço é a oração de 1 dos 4 Mistérios.

O rosário é a oração dos 4 Mistérios.

Os Mistérios do Rosário consistem em toda a vida de Jesus, mistério invisível de sua filiação divina e de sua missão redentora.

As crianças participaram de uma oficina de desenho e pintura de um terço cujos resultados podemos ver na imagem abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário