Ministério para Crianças do GOSJB ( Teresina-Piauí ): Missa com Crianças - Sábado da 5ª Semana da Quaresma

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Missa com Crianças - Sábado da 5ª Semana da Quaresma

A paz do menino Jesus!

Na Missa com Crianças do dia 16 de abril, o foco do comentário inicial foi a motivação sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano feita pela coordenadora da Catequese, Flaviana:

"O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. Essa enorme variedade de animais, plantas, microorganismos e ecossistemas, muitos únicos em todo o mundo, deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país. O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. Nenhum outro país tem registrado tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas. Os números impressionam, mas, segundo estimativas aceitas pelo Ministério do Meio Ambiente - o MMA, eles podem representar apenas 10% da vida no país. Como várias regiões ainda são muito pouco estudadas pelos cientistas, os números da biodiversidade brasileira tornam-se maiores na medida em que aumenta o conhecimento".

Além disso, a tia Beth falou as intenções da Santa Missa, especialmente pelo aniversário de 84 anos do Santo Padre, o Papa Bento XVI.

No momento da oração dos fieis (preces), as crianças rezaram o Cântico das criaturas, de São Francisco de Assis.

Todos - "Louvado sejas, meu Senhor, com todas as suas criaturas".

Leitor A: Altíssimo, onipotente e bom Deus, Teus são o louvor, a glória, a honra e toda benção. Só a Ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum é digno de Te mencionar. Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas. Especialmente o irmão Sol, que clareia o dia e com sua luz nos ilumina. Ele é belo e radiante, com grande esplendor de Ti, Altíssimo é a imagem.

Todos - "Louvado sejas, meu Senhor, com todas as suas criaturas".

Leitor B: Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas, que no céu formastes claras, preciosas e belas. Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Vento, pelo ar ou neblina, ou sereno e de todo tempo, pelo qual as Tuas criaturas dais sustento. Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Água, que é muito útil, humilde e preciosa e casta. Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Fogo, pelo qual iluminas a noite, e ele é belo e alegre, e vigoroso e forte.

Todos - "Louvado sejas, meu Senhor, com todas as suas criaturas".

Leitor A: Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e nos governa, e produz frutos diversos, e coloridas flores e ervas. Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações. Bem aventurados os que sustentam a paz, que por Ti, Altíssimo, serão coroados. Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum pode escapar.

Todos - "Louvado sejas, meu Senhor, com todas as suas criaturas".

Leitor B: Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conforme à Tua Santíssima vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal. Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhes graças e servi-Lo com grande humildade.

Amém.

No momento da Homilia, o Frei Heleno conversou com as crianças de forma dinâmica (dialogada) sobre as leituras da Palavra de Deus.

Nos Avisos, a tia Beth motivou as crianças a participarem da Programação da Semana Santa na Paróquia São João Evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário